Casa Minimalista: Saiba Como ter a Sua!

Por Novalino, 23/05/2023

Casa minimalista

O Minimalismo não é somente uma casa vazia com paredes brancas, o minimalismo vai, além disso, e antes dele estar presente em sua casa, o mesmo já deve fazer parte da sua vida. Uma casa minimalista é um conceito de termos menos coisas, ou apenas o que é realmente necessário, sem nada de excessos.
Minimalismo visa uma vida mais simples onde tudo que possuímos tenha um propósito, sem que tenhamos coisas que não são funcionais em nosso dia a dia. Então uma casa minimalista não precisa ser vazia ou sem vida, mas é necessário ter apenas coisas que realmente irão ser usadas.
Tenha nos seus cômodos apenas móveis, objetos e eletrodomésticos com utilidade, sem nada de desperdício. Além de tornar o lar mais aconchegante também traz praticidade na limpeza.
Após entender o que realmente significa o minimalismo, que tal dar uma olhada em como por em prática na sua casa?

1- Prefira Cores Neutras para uma casa minimalista

Como dito anteriormente, não é necessário que as paredes sejam somente brancas, mas cores mais claras e neutras dão ao ambiente um toque de suavidade, aconchego e trazem mais iluminação. Muitas pessoas usam cores pastéis como: verde pastel, um amarelo, salmão, azul, cores que combinam muito bem com diversos móveis. Lembre-se de não misturar muitas cores para não deixar o ambiente poluído.

2- Escolha Bem Os Móveis

Quando se trata de móveis, é importante fazer uma análise, isso significa dar uma olhada em cada peça individualmente e avaliar sua condição, idade e funcionalidade. Também é importante considerar a estética geral do seu espaço e como cada peça se encaixa nesse ambiente.
Ao analisar seus móveis dessa maneira, você pode tomar decisões baseadas sobre manter, reaproveitar ou substituir determinados itens para garantir que seu espaço seja funcional e visualmente atraente.
Os móveis da sua casa são realmente funcionais ou apenas ocupam espaço? Quer que a sua habitação seja pequena ou grande, o excesso de móveis pode levar a uma sensação de congestionamento e caos. Como as maiores peças de decoração de uma sala, elas podem ser as mais influentes em termos de ambiente.
Para aderir à estética minimalista, acredita-se que menos móveis são mais. Para isso, é preciso avaliar cada cômodo da casa e considerar quais peças são realmente essenciais e contribuem para o espaço, bem como quais podem ser retiradas sem abdicar do conforto. Muitas vezes existem móveis pouco ou nunca usados, que podem ser guardados ou doados.
A valorização dos espaços vazios e o aumento da leveza são determinantes no resultado minimalista.

3- Mude Um Ambiente Por Vez

Para maximizar a eficiência, é recomendável concentrar-se em um único cômodo por vez. Mudar primeiro um local específico, permite uma análise mais completa e aprofundada do ambiente. Ao se concentrar em um local de cada vez, é mais garantido um trabalho bem feito e que você não se sinta sobrecarregado tendo que mudar tudo ao mesmo tempo.
É uma abordagem mais simples e organizada para você fazer as alterações desejadas, além de que ao começar com um único cômodo, você pode aprender melhor e trazer a tona sua criatividade, então quando passar aos outros espaços estará mais preparado. Este processo também é muito menos cansativo.

4- Mantenha Organizado

Manter a limpeza e organização deve ser de extrema importância, um princípio fundamental das casas minimalistas é manter um espaço limpo e organizado. Com menos posses e menos apego aos bens materiais, a limpeza se torna muito mais simples e menos demorada, pois há menos móveis para limpar. Esse foco na simplicidade e no desprendimento contribui muito para a facilidade de manter uma casa limpa e organizada.
Criar um ambiente livre de desordem, poeira e poluição visual pode aumentar muito as sensações de conforto e relaxamento buscadas com uma decoração e esquemas de cores específicos.
O minimalismo doméstico é mais do que apenas estética, trata-se de criar espaços despojados e organizados, para cultivar um ambiente convidativo e tranquilo para quem mora.
Essas foram algumas dicas de como ter uma casa minimalista! O pensamento sempre será que menos é mais. E se tem um lugar que pode ajudar você a criar o conceito de minimalismo é a Novalar, não deixe de conferir.